domingo, 4 de outubro de 2015

ECLIPSE LUA VERMELHA e VIDA EM MARTE

De repente a astronomia vira assunto de elevador, conversa de botequim, ocupa o facebook e tudo mais. Sim amigos e amigas...esse conteúdo tão glamoroso e cotidiano é astronomia, da melhor espécie. Incrível, mas a terra é mesmo um planeta girando em torno de si mesmo e navegando em torno do sol, com a belíssima companhia da lua. Tudo o que parece calmo e sossegado pra gente, acontece a velocidades quase insuportáveis para os nossos veículos mais avançados.
Para levar os 33 anos que vai demorar pra voltar a acontecer novamente um eclipse como este, a terra corre em torno do sol a impressionantes 107.200 km/h, cento e sete mil e duzentos quilômetros por hora. A lua é uma velocista e tanto. Além de seguir acompanhando essa loucura da terra em volta do sol ela é uma super corredora, girando em torno da terra a 3.700 km/h.
Um ponto na superfície da terra, na linha do equador, logo ali no norte do Brasil, gira a mais de 1600 km/h, mil e seiscentos quilômetros por hora. A nossa sorte é que temos uma gravidade bem legal por aqui, senão já teríamos sido arremessados bem antes de existirmos. E mais sorte temos ainda porque tudo corre junto com a gente: as plantas, os pássaros, o mar, o ar, a atmosfera. Ah sim...sem ela não seríamos nem nada disso nem veríamos a lua mais avermelhada.
E Marte com água? Com vida? Sem marcianos? Com rosto de Jesus?
Mais ou menos dúvidas, mais ou menos fantasias, Marte é o próximo passo da exploração espacial. O noticiário faz bem para a pesquisa porque ajuda a movimentar recursos, e a NASA sabe fazer essas coisas muito bem. Por isso é bom ler as matérias inteiras e perceber que aquelas visões virtuais que “esverdeiam” a superfície do planeta, são belas manobras de marketing, mas os cientistas não confirmam nada.
O mundo gira, a lua gira, o sol gira, a via láctea gira, e a gente tem que ficar atento e forte e coração tranquilo para que a mente quieta saiba apreciar as maravilhas do universo e as nossas conquistas, sem ficar tonto com tantos giros e com tantas informações sobrepostas rolando nas redes.

Cleston Teixeira
Setembro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário