domingo, 4 de outubro de 2015

(Voltando às Cronicas Astronômicas)

CONJUNÇÃO RARÍSSIMA

Conjunção coordenativa, subordinativa, adverbial ou conjunção carnal...todas elas comuns, mas muitas vezes ocultas fora das análises gramaticais, sintáticas especialmente para os que falam a língua sem pensar.
Júpiter, Vênus, Lua, e ainda seus asseclas, ooops satélites também formam conjunções aditivas, transitivas e cumulativas de várias ordens. Sim, os astros vêm com tudo o que está em torno deles, satélites, anéis, mitos e lendas de cada um e de todos nós. Porque tem gente que conta histórias de filhos que nascem com cara disso e jeito daquilo quando a lua está em um ou em outro. Tem gentes que fazem previsões otimistas quando os brilhos se juntam e tem povo que jura que quando a lua está em júpiter é sinal certíssimo de mudança de uma era.
Não há nada mais chato do que um cara metido a conhecer de planetas e luas vir com esse papo de que esses encontros visuais de astros são muito comuns e não significam nada, mesmo porque as distâncias entre eles são tão, mas tããão grandes que nenhum dos seus possíveis habitantes ou fluxos energéticos fariam qualquer diferença para esses insignificantes observadores dessa bolinha azul.
Aliás quase ninguém sabe, ou se lembra porque que essa bolinha é azul, e menos ainda que esses brilhos poderiam ser bem mais brilhantes se a gente não enchesse o azul que nos envolve de tanta porcaria. Quase ninguém percebe que cada vez menos gentes se incomodam de não ver mais as estrelas, saber seus nomes, reconhecer os desenhos que criamos no céu, brincar de fazer seus próprios desenhos enfim curtir esse incrível cine 360 que temos à disposição.
Conjunções são mesmo fenômenos atraentes, principalmente quando a gente sabe o tamanho da coincidência e da sorte de sermos os únicos prováveis observadores desses encontros de astros no mesmo ponto de vista. E digo prováveis porque podem haver outros moradores não identificados por aqui, que também possam “olhar” para o céu...sei lá, tem tanta gente circulando por aí!!!


Cleston Teixeira

Julho 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário